Procurar na página


Contacto

C.U.C.A.

E-mail: cuca.porto@gmail.com

A fundação

13-09-2011 01:25

 

1990, o Ano.

Faculdade de Letras, o local.

Porto, a Cidade.

Homens de Letras, os intervenientes.

Esta é a receita para uma das maiores e mais antigas Tunas do Porto, C.U.C.A. – Cancioneiro Universitário do Campo Alegre – Tuna de Letras do Porto.



“Então como é que foi?” pergunta o Caloiro, perdido e ávido de saber. Ele não sabe mas está um passo mais próximo do rumo certo a seguir na sua vida académica.

“Explicar-te-ei!” – exalta o excelentíssimo Tuno, sabendo que irá para sempre mudar a vida daquele jovem projecto de homem.

“Numa noite, entre o frio de Fevereiro e o orvalho de Março, corria o ano de 1990. Um número infindável de Homens receberam a bênção daqueles que, orgulhosamente, chamamos de Padrinhos, a Tuna Universitária do Porto. Foi a noite do nosso nascimento. Nessa noite nasceu o Cancioneiro Universitário do Campo Alegre - Tuna de Letras do Porto.

Desde aí que temos vindo a crescer, a todos os níveis. Com mais de 20 anos de actividade, temos espalhado as sementes (do saber, entenda-se) de Letras pelo país e pelo Mundo. Pisámos palcos míticos de Macau à Irlanda, passando por palcos, para nós com maior importância, do Minho ao Algarve, com um salto de pandeireta até às Ilhas.”

“E prémios?” – pergunta o futuro discípulo.

“Ui, meu caro! Também os temos.” – responde humilde e orgulhoso o grande Tuno. “Temos de tudo! Melhor Tuna, Melhor Pandeireta, Melhor Estandarte, Melhor Instrumental, Tuna mais Tuna e Melhor Claque, ganhos em diversos festivais, e algumas vezes todos ao mesmo tempo!

Mas, jovem, não é só de grandes prémios que este mundo tunístico é feito. Orgulhamo-nos de todos eles, mas é tão ou mais importante contribuir para a comunidade que nos rodeia. Desde festas de Natal a instituições de caridade social, passando por festas tradicionais, onde tocamos e cantamos desgarradas com as gentes deste país até a angariações de fundos para organizações de âmbito social. Para nós, ver um sorriso na cara de quem assiste às nossas actuações é, de longe, o melhor prémio.”

“E… e… estou com vergonha…”

“As Senhoras, rapaz?”

“SIM, gaijas!!!”

“Haja respeito, Caloiro!!! As donzelas… hmmm... não estão na Tuna. Mas estão connosco, tal como nós estamos com elas. Tal como diz o ditado… “atrás de um grande Homem está uma grande Mulher”. Agradecemos, do fundo do coração, todo o apoio que sempre nos deram todas as mulheres, em especial as de Letras.

Por isto tudo, meu petiz, se queres aprender o que é uma parte da vida académica, junta-te a nós, toca umas guitarradas, diverte-te, ganha responsabilidades e VIVE!”



Ad Gloriam

C.U.C.A. – Cancioneiro Universitário do Campo Alegre – Tuna de Letras do Porto